sábado, 2 de maio de 2009

RECEITAS !!!

CONTRA FILÉ COM BATATA ASSADAS.

Ingredientes:

4 bifes grandes de contrafilé
1 cabeça de alho
5 ramos de alecrim
5 folhas de louro
1 kg de batatas descascadas
1 cebola picada
sal a gosto

Modo de Preparo:

Tempere a carne com sal. Em uma travessa grande, coloque 1 xícara (chá) de azeite de oliva, o alho, 4 ramos de alecrim e 4 folhas de louro. Coloque a carne e deixe marinar por 6 horas. Prepare as batatas. Coloque em um refratário um pouco de azeite, a cebola, o alecrim e o louro restantes e o sal. Se preferir, adicione também 1 tomate, sem pele e sem sementes, picado. Regue com 1 xícara (chá) de água e leve ao forno até as batatas ficarem macias e douradas. Retire a carne e coe a marinada, reservando o azeite e os temperos. Em seguida, grelhe os bifes e mantenha-os aquecidos. Coloque o azeite da marinada em uma panela e deixe aquecer. Frite o alho com o louro e o alecrim e coloque-os sobre os bifes. Sirva a seguir, com as batatas.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Sementes nutritivas

Veja algumas orientações para previnir algumas doenças como o câncer e osteoporose.

Algumas sementes como as de : linhaça, abóbora, girassol e gergelim estão sendo utilizadas cada vez mais na culinária uma vez elas contêm uma grande quantidade de nutrientes além de serem ótimas fontes de fibras, vitaminas, sais minerais e proteínas. Veja abaixo as principais funções de cada semente segundo a nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional, Dra. Roseli Rossi. Veja também o sanduíche e o suco que ela ensinou a preparar.
Linhaça : Além dos carboidratos, proteínas, gorduras e fibras, a linhaça possui 27 componentes anticancerígenos e se torna uma ótima aliada na prevenção do câncer de próstata, cólon e pulmão. É a mais rica fonte de ômega 3 (gordura boa) existente na natureza, evitando doenças cardiovasculares. Curiosidade: Tem cinco vezes mais fibras que a aveia e contém 100 vezes mais lignina (fibras insolúveis dietéticas) que os melhores grãos integrais.
Girassol : Também rica em fibra e vitamina A, a semente de girassol, merece atenção por trazer gordura monoinsaturada, nutriente responsável por afastar males cardiovasculares. Já o mineral magnésio ajuda na formação do esqueleto e combate a osteoporose.Curiosidade: Homens e mulheres precisam de 420 miligramas de magnésio por dia e 100 gramas da semente de girassol possuem 354 miligramas. Abóbora : Além do potássio, mineral capaz de auxiliar no controle da pressão arterial, a semente também é rica em fibras, que funciona bem contra a prisão de ventre e vitamina A, boa para os olhos. Outro diferencial é a grande quantidade de vitamina E, nutriente que combate o envelhecimento.Curiosidade: Por dia, homens e mulheres precisam de dois mil miligramas do mineral e a semente de abóbora possui 919 miligramas.
Gergelim : Essa semente é rica em cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B. Além de evitar prisão de ventre, hemorróidas e o câncer de colón.Curiosidade: Altamente eficaz na lubrificação do intestino, graças a sua ação emoliente e de laxante suave no organismo, pois umedece e lubrifica.

RECEITAS

1. Sanduíche de Mussarela de Búfala com Gergelim


Ingredientes :

Ingredientes:

58 gramas de pão sírio integral ou 1 unidade média
28,67 gramas de queijo mussarela de búfala ou 2 unidades pequenas
30 gramas de tomate ou 2 fatias médias
12 gramas de cenoura ralada ou 1 colher de sopa
50 gramas de pepino (cru) ou ½ unidade média
12 gramas de semente de gergelim ou 1 colher sobremesa
16,89 gramas de salsinha (crua) ou 1 colher sopa
2,5 ml de azeite de oliva (extra virgem) ou ¼ colher sopa
6 gramas de sal refinado ou 1 colher de chá

Modo de Preparo:

Higienize os vegetais. Tempere as fatias de tomate, a cenoura ralada e o pepino com azeite, sal e junte a salsinha. Reserve. Corte as fatias do pão sírio ao meio, coloque essa mistura e disponha a mussarela de búfala cortada em fatias sobre esta. Polvilhe com o gergelim e cubra com a outra metade do pão. Sirva a seguir. Se desejar pode aquecê-lo brevemente em forno pré-aquecido para derreter a mussarela.


2. Suco Hidratante com Linhaça


Ingredientes:

75,5 gramas de mamão papaya ou ¼ unidade grande
200 ml de água de coco ou 1 copo médio
9 gr de semente de linhaça triturada ou 1 colher sobremesa cheia .

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador, o mamão, a água de coco e a semente de linhaça até ficar homogêneo. Sirva logo em seguida.

Clínica Equilíbrio Nutricional