sábado, 23 de maio de 2009

A MULHER ENGORDA MAIS QUE O HOMEM.

Eu e minha mulher já fizemos muitas dietas e regimes, nenhum maluco do tipo só comer determinado alimento, só beber líquidos, isso nós não fizemos. Mas a nossa luta contra a balança é constante e penso que, não seja só a nossa muitas pessoas no mundo enfrentam o mesmo problema. Mas tem uma coisa curiosa, por que eu engordo menos que ela mesmo comendo mais do que ela? Fui buscar essa resposta e vou tentar explicar a vocês leitores. Está comprovado que as mulheres engordam mais que os homens por causa dos hormônios e pelo fato de poder engravidar ou seja a maternidade segundo um estudo feito na Austrália. Confesso que nossos objetivos são os mesmos: lutamos para manter o nosso peso normal, ou seja ficar magro. Mas mas com propostas diferentes. Enquanto a minha maior preocupação é a saúde a da minha mulher é a estética. Ela não se conforma que come tão pouco e não consegue emagrecer muito, enquanto eu sou mais light e estou sempre no peso. O grande vilão das mulheres é o " estrogênio " que reduz a capacidade de queimar calorias. A causa dessa redução é para a mulher se preparar para a gestação. Segundo o autor da pesquisa o professor Anthony O'Sullivan : "A fase de puberdade das meninas e o começo da gravidez – períodos de aumento na taxa de estrogênio - podem ser vistos como momentos de uma estocagem de gordura eficiente, necessária para a fertilidade, o desenvolvimento do feto e a lactação". Diante das novas descobertas é preciso que as mulheres refaçam seus conceitos sobre alimentação e exercícos físicos durante a gravidez. O fato é que os estudos sobre os efeitos do estrogênio no organismo feminino ainda precisa ser aprofundado, para poder se afirmar com certeza se é ele o grande " vilão", uma vez que as mulheres além de comerem menos,tem um gasto calórico maior que os homens quando fazem exercícios físicos. Então fica a pergunta por que as mulheres engordam mais que os homens ?
 
 
 

quarta-feira, 20 de maio de 2009

ESTAMOS PRESTES A EXPLODIR !!!

Tomei conhecimento que foi realizada a pedido da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica uma pesquisa pelo instituto Toledo & Associados sobre os maiores erros cometidos pelos gordos e obesos do Brasil.
Embora já imaginasse que fosse assim fiquei mais preocupado ainda.
Os erros que eles cometem são gravissímos - comem muito , geralmente com pressa de engolir, preparam errados os alimentos e aproveitam o final de semana e feriados para exagerarem mais ainda. Segundo o cirurgião Luiz Vicente Berti coordenador do estudo " Com esse comportamento é como se estivessem sentados numa bomba-relógio". Foram entrevistados 2.179 homens e mulheres de 18 a 65 anos em todo Brasil e de todas as classe sociais de A a E. É incrível, mas 50% deles estavam com pelo menos 5 quilos acima do peso ( que são considerados gordos ) e de acordo com essa pesquisa 60 milhões de adultos no Brasil estão acima do peso.Com mais de 10 quilos acima do peso são 15 milhões de pessoas que são considerados obesos.
Veja agora os erros mais comuns que eles cometem :
Comer sentado em frente a televisão - Foi o lugar preferido dos gordos e obesos, um grande erro pois devemos prestar atenção ao que estamos comendo, nosso prato deve ter qualidade e quantidade adequadas.
Comer rápido demais - Outro erro cometido é que eles não mastigam os alimentos corretamente, na verdade eles muitas vezes engolem os alimentos sem mastiga-los. Quanto mais devagar mastigamos, melhor será, pois vamos ter uma digestão melhor e vamos dar tempo ao nosso cérebro para recebar o aviso que estamos satisfeitos.
Extrapolar nos finais de semana e feriados - Não adianta ficar a semana toda controlando a alimentação e chegar no final de semana comer desvairadamente. Isso só vale para os que estão dentro do peso. Além do que esse hábito altera todo metabolismo.
A forma inadequada de preparar os alimentos - Fervem demais os legumes, usam muito óleo, muito molho a base de creme de leite e as frituras. Os alimentos devem ser preparados com cuidado com pouco ou nenhum óleo, evitando as frituras e devem dar preferência a alimentos crus.
Comer fora de hora - E o pior comem muita guloseima como : biscoitos recheados, doces, chocolate, salgados fritos, salgadinhos, pastel, churros etc... em vez disso devemos comer de 5 a 6 pequenas porções de alimentos saudáveis ao longo do dia.
Excesso de Hidratos de Carbono - O brasilerio come muito arroz, e o pior de tudo o indrustrializado, devemos comer de preferência o integral em pequenas porções e aumentar a quantidade de verduras. Outro vilão é o pão, que devemos troca-lo por frutas e cereais integrais.
Comer fora de casa - quando comemos na rua normalmente comemos em excesso e os alimentos são prepardos de forma errada e são de baixa qualidade e em grandes quantidades. Então o melhor é evitar comer em fast food, padaria, lanchonetes e restaurantes.