quinta-feira, 14 de maio de 2009

RECEITAS !!!

CREPE SUZETTE

Ingredientes:

1 xícara (chá) de farinha de trigo
16 colheres (sopa) de açúcar
sal
2 ovos pequenos
6-7 colheres (sopa) de manteiga
250 ml de leite

Modo de Preparo:

Misture numa tigela a farinha de trigo com 5 colheres (sopa) de açúcar e 1 pitada de sal. Acrescente os ovos, 2 colheres (sopa) de manteiga derretida e o leite e misture bem. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. Aqueça uma frigideira antiaderente, com fundo grosso e cerca de 12 cm de diâmetro, e pincele com manteiga. Despeje 2 colheres (sopa) bem cheias de massa, distribuindo bem por todo o fundo da frigideira. Quando começar a soltar, vire do outro lado e deixe cozinhar. Pincele novamente a frigideira com manteiga e prossiga o cozimento até esgotar a massa. À medida que ficarem prontos, coloque os crepes em um prato. Recheie com cremes, frutas, geléias a gosto.

RECEITAS !!!

ESPETINHOS DE FRANGO COM COUVE FLOR

Ingredientes:

2 peitos de frango médios
250 g de couve-flor (só as flores)
2 cebolas médias em gomos

Marinada :

1 xícara (chá) de cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de gengibre ralado
3 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de cominho
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 xícara (chá) de iogurte
sal a gosto

Modo de Preparo:

Retire a pele e o excesso de gordura dos peitos de frango, lave e enxugue-os. Pique o peito em cubos de mais ou menos 5 cm. Reserve. Marinada: coloque em uma tigela a cebola, o alho, o gengibre, o suco de limão, o cominho,a canela, o iogurte e o sal. Misture até ficar homogêneo. Coloque o frango na marinada, mexa para envolvê-lo no tempero e deixe por 4 horas. Cozinhe a couve-flor em uma panela com água e sal por 4 minutos, contados a partir da fervura. Retire, escorra e passe por água fria para interromper o cozimento. Reserve. Ligue o forno à temperatura média. Monte 6 espetinhos, colocando de forma alternada 1 pedaço de frango, 1 gomo de cebola e 1 pedaço de couve-flor. Disponha os espetinhos em uma assadeira e regue com a marinada. Leve ao forno por 50 minutos, ou até a carne dourar. Durante o cozimento, regue os espetinhos de vez em quando com a marinada. Retire do forno e sirva com arroz branco, creme de milho ou purê de batatas.

JEJUM !!!

Parte I
Muito se fala sobre a prática de jejuar, alguns dizem que faz bem outros dizem que não faz. Vou falar o que penso, o que aprendi e o que vivenciei. Os conceitos que vou apresentar é fruto de pesquisas, estudos e práticas que produziram efeitos benéficos. Em hipótese alguma tenho a intenção de prescrever tratamento médico ou aconselhamento de qualquer espécie. Para a prática do jejum a pessoa tem que se adaptar e por mais simples que seja o jejum deve ser acompanhado pelo médico, principalmente para o ajustamento da dieta.
Ficar sem comer por algum tempo faz muito bem a saúde sim. Vou citar apenas alguns benefícios proporcionados pelo jejum : perder peso, melhorar seu estado físico e mental, rejuvenecer, economizar, purificar o corpo, diminuir a pressão arterial e o colesterol, melhorar a prática sexual, normalizar os intestinos, obter uma sensação de euforia, estimular os sentidos, melhorar os hábitos alimentares, ter auto-controle, despertar o espírito, protestar contra injustiças sociais, para fins religiosos, retardar o envelhecimento. Bem são inúmeros os benefícios do jejum, mas não é a dieta ideal para emagrecimento, devemos aprender a se alimentar adequadamente para toda a vida. Já existem muitas pesquisas e livros que afirmam que um jejum supervisionado é benéfico. É lógico que ninguém gosta de ficar em jejum, mas é certo também que ninguém gosta de ser gordo, muito menos obeso. O jejum é tão antigo quanto a existência da própria humanidade, é praticado no cristianismo, no catolicismo, no judaísmo e no budismo para diversas finalidades. O que não podemos aceitar e devemos entender é que a prática do jejum não é nenhum sacrifício e pode até ser benéfica. As pessoas que comem adequadamente e principalmente as que come menos ou praticam o jejum tem menos chances de desenvolver várias doenças como : diabetes, hipertensão, doenças do coração e até alguns tipos de câncer. Podemos perceber que os orientais que se alimentam corretamente e praticam o jejum vivem mais tempo que os ocidentais. O jejum não deve ser utilizado exclusivamente para perder peso, nem para prolongar a vida, o correto é ter bons hábitos alimentares e de vida. No ramo da alimentação e dietética todos os dias surge um fato novo, todos lembram quantas dietas da moda já foram prescritas como sendo milagrosas e que de nada adiantou. Existem muitos médicos que abominam o jejum, alegam até que não adianta nada fazer jejum. Para mim esses profissionais desconhecem completamente os benefícios do jejum e continuam acreditando em dietas milagrosas. O jejum não é feito para corrigir excessos cometidos em um determinado dia, isso não vai melhorar em nada a saúde das pessoas. O jejum deve ser praticado por pessoas saudáveis, e que saibam se alimentar corretamente, só assim os benefícios serão alcançados.