quinta-feira, 9 de abril de 2009

CUIDADOS DURANTE A PÁSCOA !!!

Desfrute as delícias da Páscoa mas cuidado com os excessos.
Você pode comer chocolate e não ficar preocupado, desde que coma com moderação.Tudo da Páscoa é gostoso, mas comer em excesso podem prejudicar a sua pele e a sua saúde também. Sabemos dos benefícios do chocolate, além de ser uma boa fonte de energia, ele é rico em proteínas, cálcio, fosfatos e contém uma substância chamada triptofano que age liberando serotonina um neurotansmissor responsável pela sensação de bem estar e prazer. Mas ele também pode causar graves prejuízos para quem está acima do peso e tem diabetes, pois grande parte da sua composição é de açúcar e de gordura.
Alguns pessoas ao comer chocolate podem aumentar a oleosidade da pele, e aumentar as espinhas e a acne. Para não ter problemas de pele após a páscoa é melhor não exagerar no consumo do chocolate. Podemos balancear a nossa dieta nesse período moderando o consumo de outros alimentos calorícos, inclusive do próprio chocolate. O bom mesmo seria comer alimentos naturais, frutas frescas, carnes magras, peito de frango ou peixes de escama. Comer alimentos que contem gorduras insaturadas, como os peixes de escamas e o azeite de oliva extra-virgem, diminui os casos de doenças cardiovasculares, prevenindo o infarto do miocárdio ou derrame cerebral ( AVC ), algumas denças imunológicas e até mesmo o câncer , além de normalizar a coagulação do sangue. Mas existem casos de pessoas que não tomam precauções, nesse caso elas devem procurar um especialista para fazer uma limpeza de pele, além de receber orientação para utilização de produtos para a cicatrização da pele. Algumas dicas para as pessoas que tem a pele muito oleosa : Lave o rosto várias vezes ao dia de preferência com um sabonete antiséptico, faça uma limpeza de pele com o médico dermatologista, utilize medicamentos prescritos pelo seu médico para cicatrizar as acnes inflamadas. Além disso podemos mudar nossos hábitos alimentares ingerindo alimentos saudáveis, pois além de cuidar da sua pele você estará cuidando da sua saúde como um todo. Então aproveite esse feriado da Semana Santa para mudar seus costumes. Vamos tentar ! Coma peixe de escama no seu almoço de páscoa, o bom mesmo é que você faça uso desse alimento umas 3 vezes por semana. Beba muito líquido de preferência água durante todos os dias da Semana Santa e os outros também. Os líquidos ajudam seu organismo a elimar mais rápido as toxinas ingeridas juntos com alimentos inadequados, principalmente os calóricos. Se não resistir ao chocolate, coma o meio amargo ou amargo em pequenas quantidades, que além de serem benéficos são menos prejudiciais a sua dieta. Não coma os que contêm castanhas, avelãs e outros produtos e não se iluda com os diet (sem açúcar), pois eles tem gordura. A colomba pascal deve ser consumida, mas com bastante moderação. Lembre-se que a dieta só não faz milagres, e que esse negócio de emagracer rapidamente não funciona, outra coisa um pequeno descuido pode colocar todo um trabalho por água a baixo , e não podemos ficar sem praticar exercícios , além de ajudarem a emagracer e manter um peso ideal, são excelentes para a saúde em geral.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

RECEITAS !!!

Época da páscoa resolvi publicar algumas receitas , para que a sua fique mais saborosa. Espero que gostem !!!

BACALHAU COM COCO E MAMÃO VERDE .

Ingredientes :

2 colheres ( sopa ) de óleo
1 colher ( sopa ) de azeite-de-dendê
1 cebola grande picada
1 dente de alho amassado
1 xícara ( chá ) de coentro picado
1 pimentão verde picado
2 tomates, sem pele e sem semente, picados
1 folha de louro
1/2 kg de bacalhau, aferventado, em lascas
1 mamão verde de 1/2 kg , cortado em pedaços
1 vidro pequeno ( 200 ml ) de leite de coco
1 lata de creme de leite.

Modo de preparo :

Refogue no óleo e no azeite-de-dendê todos os temperos e a folha de louro. Deixe dourar um pouco, acrescente o bacalhau e o mamão. Não mexa muito para não desmanchar.
Misture o leite de coco com o creme de leite e junte ao refogado. Tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos. Sirva com arroz branco

APRENDA A FAZER OVOS DE PÁSCOA !!!

Ovos de Páscoa .

Ingredientes :

Forma de Ovo de 1 quilo
Tigela de aço inox
Colher, Concha e Espátula
Chocolate meio amargo quanto baste

Modo de preparo :

Utilize o chocolate meio amargo para fazer o desenho da sua preferência. O mesmo ficará na parte externa do ovo de chocolate. Você também pode conseguir um efeito mais criativo com formas diferenciadas. Derreta o chocolate em banho maria. Leve a forma à geladeira e deixe por dois minutos. Encha a forma com chocolate temperado. Coloque até transbordar. Com uma espátula retire o excesso do chocolate da forma do ovo. Bate a forma contra a mesa para tirar as bolhas de ar. Limpe o excesso de chocolate. Pegue a forma e vire de cabeça para baixo até que forme uma casca, mas não muito fina, pois o ovo poderá quebrar com facilidade. Em seguida retire o excesso com uma espátula e limpe a forma. Coloque a forma virada de cabeça para baixo em um papel manteiga. Leve à geladeira e deixe no máximo por 25 minutos. Retire a forma da geladeira e o excesso de chocolate que fica na forma. Faça isso delicadamente com o auxílio da espátula. Leve novamente para geladeira. Em seguida deixe de cabeça para cima por 15 minutos. Retire da geladeira. O chocolate deve estar descolado do fundo da forma. Desenformar o ovo. Para sair com facilidade, bata a forma na diagonal sobre o papel manteiga. Aqueça a espátula para poder juntar as duas metades do ovo. Com a espátula já aquecida, coloque um pouco de chocolate na borda do ovo. Tenha cuidado. Junte as duas camadas. Retire o excesso do chocolate. Está pronto! BOA PÁSCOA !!!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

RECEITAS !!!

Bacalhau com Erva-doce e Tomate

Ingredientes :

1 kg de Bacalhau Salgado dessalgado(s)
1/2 unidade de talo de erva-doce (funcho)
6 unidades de tomate sem sementes
4 unidades de limão
500 ml de caldo de peixe
1 colher (café) de tomilho
50 gr de manteiga
1/2 dente de alho
4 unidades de echalota
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
sal a gosto
pimenta-do-reino branca a gosto

Modo de Preparo :

Corte a erva-doce em fatias finas e os tomates em lâminas.

Esquente o suco de 1 limão com o caldo de peixe.
Coloque sal, pimenta e o tomilho coloque as postas de bacalhau deixe ferver por 4 minutos.
Reserve em local aquecido.
Reduza o caldo à metade e incorpore a manteiga devagar.
Salteie a erva-doce, o alho e as enchalotas picadas, acrescente os tomates e tampe.
No prato, faça uma cama com os legumes, coloque as postas de cubra com o molho ( ralo )

domingo, 5 de abril de 2009

CHOCOLATE !!!

Realmente o chocolate é delicioso, maravilhoso, saboroso, não imagino a minha vida sem ele. Sou apaixonado, louco, alucinado na verdade sou viciado em chocolate, um verdadeiro chocolátra. Mas só no chocolate mesmo não gosto de mais nada de chocolate nem de bolo, torta, mousse, doce, brigadeiro etc.. não como nada disso só chocolate em barra.
A fama dele é mundial e de longas datas, as sementes de cacau já forão usadas como moeda pelos Incas e Astecas. Além disso elas eram tão importantes para os nativos da América Central que foram usadas na alimentação e em cultos religiosos, a sua semente era oferecida aos deuses e as bebidas com chocolate eram servidas em cerimônias sagradas. A história do chocolate é tão antiga quanto as civilizações as primeiras referências que se tem do cacaueiro e de seus frutos são da época de Cristóvão Colombo. Voce sabia que antigamente o 'chocolate primitivo' era um líquido espesso feito com milho e pimentão, não dá nem para imaginar uma coisa dessa, esse com certeza devia ter um gosto horrível e não atraía muita gente.

Luiz Grivetti professor de nutrição da Universidade da Califórnia e co-autor do livro "Chocolate: History, Culture, and Heritage", diz que " achados arqueológicos indicam que os maias enterravam jarros de chocolate com os mortos, o chocolate tinha um significado medicinal, social, e religioso para eles." Henrique Carneiro doutor em história social pela USP, escreve no livro "Pequena enciclopédia da história das drogas e bebidas" que : "a bebida quente foi inventada pelos espanhóis e tomou o nome de chocolate em diversas línguas européias".
Por serem produtos caros que eram importados apenas os ricos compravam fez com que o chocolate virasse símbolo de status na elite europeia. Antes de virar símbolo da Páscoa, chocolate era prescrito como remédio, segundo o professor Grivetti, o chocolate também foi indicado por médicos como remédio para algumas enfermidades. No Brasil, o cacau também era considerado pelos índios tupis e guaranis como remédio e estimulante. Segundo Timothy Walker, professor de história da Universidade Dartmouth de Massachusetts os colonos portugueses e os missionários jesuítas foram os primeiros a cultivarem os cacaueiros. "Nos séculos XIX e XX, a cidade de lhéus, na Bahia, se tornou o centro de produção de cacau do mundo. No entanto, não havia muito comércio para o produto no Brasil". Só no século XVIII com as novas tecnologias foi possível aumentar a produção do chocolate e fazer o chocolate sólido. Os maiores produtores mundiais de cacau são : Costa do Marfim, Gana e Brasil.
Muito desejado tanto por homens como mulheres o chocolate está presente na culinária bem como em cosméticos como : baton, shampoo, desodorante, perfume com vários formatos, cores e sabores sem falar nos preços, temos dos mais populares e baratos até os mais sofisticados e caros.