domingo, 5 de abril de 2009

CHOCOLATE !!!

Realmente o chocolate é delicioso, maravilhoso, saboroso, não imagino a minha vida sem ele. Sou apaixonado, louco, alucinado na verdade sou viciado em chocolate, um verdadeiro chocolátra. Mas só no chocolate mesmo não gosto de mais nada de chocolate nem de bolo, torta, mousse, doce, brigadeiro etc.. não como nada disso só chocolate em barra.
A fama dele é mundial e de longas datas, as sementes de cacau já forão usadas como moeda pelos Incas e Astecas. Além disso elas eram tão importantes para os nativos da América Central que foram usadas na alimentação e em cultos religiosos, a sua semente era oferecida aos deuses e as bebidas com chocolate eram servidas em cerimônias sagradas. A história do chocolate é tão antiga quanto as civilizações as primeiras referências que se tem do cacaueiro e de seus frutos são da época de Cristóvão Colombo. Voce sabia que antigamente o 'chocolate primitivo' era um líquido espesso feito com milho e pimentão, não dá nem para imaginar uma coisa dessa, esse com certeza devia ter um gosto horrível e não atraía muita gente.

Luiz Grivetti professor de nutrição da Universidade da Califórnia e co-autor do livro "Chocolate: History, Culture, and Heritage", diz que " achados arqueológicos indicam que os maias enterravam jarros de chocolate com os mortos, o chocolate tinha um significado medicinal, social, e religioso para eles." Henrique Carneiro doutor em história social pela USP, escreve no livro "Pequena enciclopédia da história das drogas e bebidas" que : "a bebida quente foi inventada pelos espanhóis e tomou o nome de chocolate em diversas línguas européias".
Por serem produtos caros que eram importados apenas os ricos compravam fez com que o chocolate virasse símbolo de status na elite europeia. Antes de virar símbolo da Páscoa, chocolate era prescrito como remédio, segundo o professor Grivetti, o chocolate também foi indicado por médicos como remédio para algumas enfermidades. No Brasil, o cacau também era considerado pelos índios tupis e guaranis como remédio e estimulante. Segundo Timothy Walker, professor de história da Universidade Dartmouth de Massachusetts os colonos portugueses e os missionários jesuítas foram os primeiros a cultivarem os cacaueiros. "Nos séculos XIX e XX, a cidade de lhéus, na Bahia, se tornou o centro de produção de cacau do mundo. No entanto, não havia muito comércio para o produto no Brasil". Só no século XVIII com as novas tecnologias foi possível aumentar a produção do chocolate e fazer o chocolate sólido. Os maiores produtores mundiais de cacau são : Costa do Marfim, Gana e Brasil.
Muito desejado tanto por homens como mulheres o chocolate está presente na culinária bem como em cosméticos como : baton, shampoo, desodorante, perfume com vários formatos, cores e sabores sem falar nos preços, temos dos mais populares e baratos até os mais sofisticados e caros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.