sexta-feira, 17 de abril de 2009

RECEITAS !!!

PEITO DE PERU DEFUMADO COM LEITE DE CÔCO.

Ingredientes:

1 peito de peru defumado (500g)
1 tablete de caldo de galinha
3 folhas de louro
1 cebola grande picada
1 dente de alho espremido
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 garrafa de 200ml de leite de coco
1 lata de creme de leite
100g de queijo mussarela em cubinhos
1 colher (sopa) de salsa picada
2 xícaras de água morna

Modo de Preparo:

Numa panela com tampa, dilua o caldo de galinha na água, acrescente as folhas de louro e o peito de peru. Aqueça em fogo baixo por 10 minutos. Retire o peito de peru e reserve o caldo. Em outra panela, doure no azeite de oliva a cebola e o alho em fogo baixo, mexendo sempre para não queimar. Acrescente o caldo em que o peru foi cozido e o leite de coco e deixe ferver. Acrescente o creme de leite e a muzzarela mexa até derreter o queijo e ficar com uma textura homogênea. Fatie o peito de peru e regue-o com o molho. Polvilhe a salsinha por cima.

QUANDO O PESO ATRAPALHA !

Todos sabem que no mundo hoje existem milhares de pessoas fora do peso , gordas ou obesas, tudo isso nós já sabemos, mas quando o excesso de peso começar a criar problemas de saúde física e até mental o que fazer ?
Essa é uma preocupação mundial pois dados da Organização Mundial de Saúde ( OMS ) apurados em 96 países revelaram que no mundo existem 1,6 bilhões de adultos que estão acima do peso e que 400 milhões são obesos.

E esse números devem aumentar segundo a própria OMS. Aqui no Brasil o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ) divulgou os nossos números : são 38,8 milhões de brasileiros com excesso de peso ( 40,6% da população adulta ) , destes 10,5 milhões são considerados obesos.
Diante dos fatos podemos afirmar que a obesidade se não é o maior é um dos maiores fatores de morte em todo mundo e um dos grandes problemas da humanidade é como combatê-la.
Existem muitos fatores que causam a obesidade mas geralmente a maior causa é a má alimentação.
O sobre-peso além de causar entopimento nas artérias, aumento de pressão arterial, diabetes, acidente vascular cerebral ( AVC ) , infarto agudo do miocárdio, dificuldades respiratória, dores nas articulações, problemas na coluna vertebral entre outros males causa também problemas físicos externos , como estrias.

Então quando o peso atrapalha é chegada a hora de tomarmos algumas providências. Mexa-se !!!

COLESTEROL !!!

Hoje assisti uma reportagem na televisão de um jornal local aqui de Ribeirão Preto, onde o tema era o colesterol, lógico que num espaço de tempo pequeno não dá para falar de um assunto tão importante como esse, então resolvi escrever um pouco sobre esse tema . Um fato bastante curioso e que me chamou atenção foi em relação a ingesta de ovos. Todos nós sabemos ou imaginamos que uma das maiores fontes de colesterol é o ovo, mas não é só ele que é o grande vilão desse mal, as gorduras saturadas se não for pior é tão nociva quantos os ovos. Portanto tanto um como outro alimento deve ser evitados ou consumido em pequenas quantidades. O colesterol é essencial na produção hormonal, mas, em excesso, se transforma em risco à saúde. Existe dois fatores que causam aumento de colesterol um é genético e o outro são os hábitos alimentares errados. Não existe muito segredo para baixar o colesterol do sangue, mudanças de hábitos alimentares, em caso mais graves o uso de medicamentos e exercícios físicos são fundamentais para atingir esse objetivos. Colesterol alto significa que uma quantidade maior de gordura está na circulação sanguínea, entre eles está o LDL o colesterol ruim pois se deposita nas paredes das artérias e acumula gordura que causa o seu entupimento. Se o seu colesterol estiver acima do recomendado vocês precisa por em prática algumas atitudes que irão te beneficiar. Coma alimentos integrais, diminua ou substitua os de origem animal, especialmente os queijos amarelos( troque pelo brancos ), leite integral ( use o desnatado ), carnes gordas e vermelhas ( prefira as brancas e magras ), peles de aves, carne de porco e seus derivados, embutidos, enlatados, manteiga e gema de ovo. Fique de olho também nas bolachas doces e nos produtos que contêm gorduras trans ou hidrogenada. Existem também os alimentos que são benefícos entre eles o óleo de canola, azeite de oliva pois contêm gorduras monoisaturadas que reduzem o LDL o colesterol ruim. Os óleo de soja, girassol e milho contêm gorduras poliinsaturadas que aumentam o colestrol bom HDL. Um excelente alimento é o peixe os melhores são os de escamas. Corte as frituras da sua dieta alimentar. Prefira sempre os assados e cozidos, mas não descuide do tipo de alimento ingerido, lembre-se sempre que devemos ficar atentos com a qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos. Um fator de extrema importância para diminuição dos níveis de colesterol é a prática de exercícios físicos. Então pode suar a camisa.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

RECEITAS !!!

MEDALHÃO DE FILET MIGNON

Ingredientes:


4 medalhões de filé mignon (cerca de 550 g no total)
4 fatias finas de bacon
8 ramos de tomilho
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto

Ingredientes do salteado :

6 ameixas frescas médias
250 g de cogumelo frescos
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal a gosto

Modo de Preparo:

Salteado: lave as ameixas e corte-as em gomos não muito finos. Elimine os caroços e reserve. Lave os cogumelos, seque-os com toalha de papel, elimine as partes mais duras dos pedúnculos e parta-os ao meio. Aqueça o azeite de oliva numa frigideira funda, junte os cogumelos e salteie por 6 minutos, ou até ficarem macios. Acrescente as ameixas, o sal e refogue, mexendo por mais 5 minutos, ou até as ameixas ficarem macias. Acerte o sal e retire do fogo.
Aqueça uma chapa de ferro própria para grelhar. Envolva a parte lateral dos medalhões com uma fatia de bacon e prenda com os ramos de tomilho. Pincele toda a superfície da carne com o azeite de oliva e disponha os medalhões na chapa. Doure dos dois lados, polvilhando sal depois que começar a grelhar. Retire do fogo, disponha nos pratos e salpique a pimenta-do-reino. Sirva com o salteado.

VOCÊ SABIA !

A maioria das pessoas sabe que a vitamina C é muito importante para a prevenção e manutençao da saúde muitos fazem uso diário dela, entre a suas funções melhora absorção do ferro, aumenta a imunidade, é anti-hemorrágica, ajuda no combate a gripe e resfriados, sabemos também a maioria das fontes dessa preciosa vitamina, entre elas podemos citar : limão, laranja, acerola, tangerina etc.... Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que a goiaba é uma excelente fonte de vitamina C, superando inclusive o limão, além do mais ela é mais saborosa. Segundo a Organização Mundial de saúde - OMS a dose diária é de 60mg/dia, para se obter essa dosagem basta um copo de goiaba.

Todos sabem ou já ouviram falar que o café da manhã deve ser a nossa principal refeição, mas se você enriquecer com leite e cereais antes de ir para a escola ou o trabalho pode melhorar o aprendizado ou o seu desempenho. Uma prova disso é que tanto os alunos bem como os trabalhadores que se alimentam corretamente antes de iniciar suas atividades têm um desempenho maior do que os que não alimentam corretamente. Uma boa dica são as barrinhas de cereais !!!

Um dos maiores problemas de saúde pública do mundo é a hipertensão arterial ou como é mais conhecida " pressão alta ". Só no Brasil estima-se que mais de 20 milhões de brasileiros são hipertensos. Muito nociva a hipertensão arterial, também conhecida como a " assassina silenciosa " pois ela muitas vezes não apresenta nenhum sintoma, quando instalada acarreta diversos danos ao coração, rins, cerébro e vasos periféricos. Voce pode combater a hipertensão adotando uma dieta rica em verduras e frutas e diminuindo ou evitando as gorduras. Com essa atitude você pode diminuir ou até evitar o uso de remédios. Mas consulte sempre seu médico antes de tomar qualquer atitude.

O tomate é um santo " remédio " ou melhor um excelente alimento, rico em licopeno uma substância que além de previnir o câncer de próstata o mais comum entre os homens, previne também contra o de pâncreas, pulmão e cólon é depurativo do sangue, auxilia no tratamento de gota, reumatismo, prisaõ de ventre e infecções em geral e são anticoagulantes. Mas muito cuidado na hora de ingerir, devemos lavá-lo em bastante água corrente para eliminar o excesso de agrotóxicos. Coma bastante tomate , seja in natura, molhos e catchup.

terça-feira, 14 de abril de 2009

PENSE MAGRO !!!

Quando começamos a fazer uma dieta , sempre somos acometidos por vontades súbitas de comer alguma coisa que não podemos, sabemos que não podemos mas queremos comer de qualquer jeito. Fuja dessas tentações, mas também não precisa ficar preocupado pois voce pode terminar se atrapalhando e pondo a dieta por água abaixo. É só ficar atento aos alimentos permitidos, bem como nas quantidades liberadas. O melhor cardápio é aquele que é equilibrado, tanto na quantidade como na qualidade dos alimentos consumidos. Mas as vezes a vontade de sair da dieta e comer algo proibido, torna-se muito difícil, então siga algumas dicas que vão ajudá-lo a continuar no seu proposito.
Mude sua maneira de pensar, e pense magro. Lembre-se que as frutas, verduras e legumes além de serem saudáveis são saborosas e não tem nenhum sacrifício em inclui-las no seu cardápio. Certamente dentro de uma variedade imensa desses produtos você encontrará algo que seja agradável ao seu paladar. Sempre que estamos fazendo uma dieta, pricipalmente se for para emagrecer temos que ficar atento a tudo que comemos, mas não precisamos ficar pensando em comida o tempo todo. Faça outras atividades, algo que lhe dê prazer ou te distraia. Tem um ditado que diz : o que os olhos não vê o coração não deseja. Então você precisa ficar longe das tentações, desde a hora que se propor a ir as compras. Também não deixe de se divertir com amigos e familiares, se tiver que sair com eles, peça algo que você poça comer. Também não pense em pular uma refeição, para na outra você se esbaldar e nem coma muito em uma pensando em comer menos na outra. Não complique , na hora de comer a variedade é importante, mas os pratos mais simples são sempre os mais saudáveis por serem menos calóricos e se quiser comer alguma sobremesa escolha sempre uma fruta. O certo é você nesse processo que está vivenciando, mude seus hábitos alimentares gradativa e definitivamente o objetivo é que você aprenda a se alimentar corretamente, reeducando seu organismo. Não fique muito tempo sem comer, faça pequenas refeições em intervalos menores. Tente esquecer que você está de dieta e sim que você tem que comer para viver e não viver para comer, ninguém passa fome se alimentando corretamente. Deixe de pensar gordo, pense magro.

RECEITAS !!!

FEIJÃO BRANCO COM LEGUMES E CARNE

Ingredientes:


1 xícara (chá) de feijão branco
300 g de músculo num só pedaço
2 folhas de louro
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 bulbo médio de erva-doce picado
1 cebola média picada
1 pimentão vermelho médio picado
sal e pimenta-do-reino branca moída a gosto

Modo de Preparo:

Escolha o feijão, lave e coloque-o numa tigela com 1 litro de água. Deixe de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, cozinhe a carne por 45 minutos numa panela de pressão com 1 litro de água até ficar macia. Retire do fogo, elimine a pressão da panela, abra-a e junte o feijão (somente os grãos) e as folhas de louro. Feche a panela, volte ao fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos, ou até o feijão ficar macio. Retire do fogo, elimine a pressão e abra a panela. Separe a carne, desfie com um garfo e reserve. Leve ao fogo outra panela com o azeite de oliva, a erva-doce, a cebola e o pimentão. Refogue até a cebola ficar macia. Adicione a carne e o feijão com o caldo da panela de pressão. Tempere com sal e pimenta-do-reino e volte ao fogo. Cozinhe por mais 10 minutos, retire do fogo e sirva quente.