quinta-feira, 12 de março de 2009

DICAS PARA SUA DIETA FICAR MAIS FÁCIL

Se você já conseguiu perder alguns quilinhos, e está de bem com a balança, mas mesmo assim ainda sofre com ela é porque você está precisando de uma ajudinha. Muitas vezes, não estamos com vontade de preparar nada light, e sim, comer o que estiver pronto e na nossa frente .
Sei muito bem o que é isso, chega uma hora que nós não aguentamos mais as dietas, e a tendência é fraquejarmos diante de alimentos que não são adequados, ou muitas vezes nem permitidos. Vamos deixar as gozações de lado, o papo aqui é sério pois, muitas vezes entramos em depressão por causa disso e ficamos abatidos sem vontade de comer nem de fazer nada, então que tal descomplicar um pouco a nossa vida.
Não adianta ficar que " nem cego em tiroteio " sem saber o que fazer. A melhor saída é encontramos um caminho que não seja tão penoso e que de certa forma nos dê um pouco de prazer. O bom mesmo é seguir em frente sem parar, numa boa. Bem, mas como em toda viagem precisamos traçar uma rota um caminho devemos então fazer um mapa, que no nosso caso seria um cardápio. Nesse caso devemos procurar ajuda especializada para elaborarmos um cardápio individualizado pois somos todos diferentes ( Graças a Deus ! ) e cada um tem seu próprio metabolismo.
Mas podemos seguir algumas orietações ou dicas que irão nos ajudar muito nessa jornada e batalha contra a balança, em busca de um peso ideal. O importante é que tenhamos uma meta um objetivo para ser alcançado. Porém se você aparentemente fracassar não desista, retome seu rumo e siga em frente.

1- Aprenda o que você pode comer : por isso os cardápios são uma boa opção para você ficar sabendo o que pode ou não pode comer e também as respectivas quantidades, pois não adianta só cuidar da qualidade se você exagerar na quantidade por mais nutritivo que seja o alimento ele vai fazer você engordar novamente. O importante é você saber escolher. Também não precisa ficar doido nem chiita se por algum motivo num determinado dia você não conseguir seguir sua dieta não se desespere o que vai valer mesmo é a continuidade, então, assim que puder volte a se alimentar corretamente, na verdade com o tempo acabamos nos reeducando em termos de alimentação e é esse o principal objetivo.

2- Mude seus hábitos : troque o que você não pode e não deve comer por algo mais saudável e nutritivo, esse é o segredo das boas dietas. Em vez de comer muito em uma única refeição, como diversas vezes pequenas quantidades ao longo do dia, e substitua o chocolate ou um doce, por uma barrinha de cereal ou até mesmo uma fruta. Procure variar sempre e lembre-se que o alimento que muito se repete pouco alimenta.

3- Aprenda a comprar seus alimentos : quando for ao supermercado ou a feira leve sempre anotado tudo que vai comprar, com isso voce evita comprar algo desnecessário ou que não faça parte da lista. Não seja relapso nem se deixe fraquejar comprando guloseimas, doces, salgadinhos etc.... O que os olhos não vê o " coração " não deseja .

4- Não desista : sempre no início de qualquer dieta ou mudanças de hábitos somos tentados a alguns deslizes. Mas isso não pode ser motivo para cometer muitos excessos, muito menos desistência, lembre-se que seu principal objetivo não é apenas emagrecer e sim aprender a se alimentar corretamente. Quando aprender a se alimentar corretamente seu peso voltará ao normal e nunca mais você engordará. Mas se você exegerar numa refeição é sempre bom maneirar na seguinte.

5- Escolha os locais que vai frequentar : não adianta você querer entrar em forma frequentando lugares onde os alimentos não são saudáveis. portanto nada de frequentar docerias, pastelarias, etc.... . Procure lugares onde você não vai ficar tentado a cometer excessos e vai se alimentar bem . Faça a opção certa e saudável com isso seus objetivos serão alcançados mais rapidamente.

6- Arrume o armário a despensa e a geladeira : retire tudo que não vá comer deixe visível apenas os alimentos permitidos e saudáveis, caso contrário você está preparando uma armadilha e com certeza vai cair nela num momento de fraqueza, ansiedade, nervosismo, uma simples briga com o namorado/a, a pressão no trabalho enfim basta ter um motivo e você vai cair matando na comida. Então deixe apenas os alimentos saudáveis. Se você mora outras pessoas, que não aderiram a sua dieta separe seus alimentos um canto. Se sentir fome ou vontade de comer, não coma os outros alimentos. Coma apenas os alimentos saudáveis.

7- Fale para todo mundo que você está de dieta : comente com seus familiares e amigos fale a eles sobre a sua decisão de mudar seus hábitos alimentares com o objetivo de emagrecer. Passe empolgação e diga a todos que essa descisão é muito importante, que você está pensando num futuro mais magro e saudável. Dessa maneira fica mais fácil a convivência de todos pois quando forem sair ou se encontrar, será mais fácil deles entenderem seus motivos e optarem por um barzinho ou restaurante que você indicar. Voce não precisa se excluir, mas uma ajuda dos amigos e da família nesses momentos difíceis será fundamental para o sucesso.

8- Procure se informar sobre alimentação : com isso além de ficar mais motivado, você aprenderá cada vez mais como se alimentar de forma natural e saudável. Vai aprender a fazer seu próprio cardápio, outra coisa importante também é que você vai tomar conhecimento dos benefícios que essa alimentação vai lhe proporcionar aumento a sua qualidade de vida, sem falar da sua forma física e aparêcia.

9- Se planeje estabeleça metas e objetivos : é sempre bom no início você determinar quantos quilos quer perder e em quanto tempo pretende alcançar, mas lembre-se não tente fazer mágica é preciso ter conhecimento, orientação e seguir as regras . Vá por etapas mas não desista e nem interrompa sua dieta . É melhor perder pouco peso gradativamente a longo prazo, do que muito peso rapidamente em curto prazo. A tendência de você nesse caso, é engordar novamente.

10- Pense magro : quando sentir vontade de comer tente perceber se é fome mesmo ou apenas aquele desejo incontrolável de comer doces ou de atacar a geladeira e a despensa . Muitas vezes se você esperar 5 minutos e mudar seu pensamento essa sensação passa. Faça alguma coisa diferente, beba água, se puder saia para caminhar, enfim procure mudar seu foco se distraia não fique pensando em comida.
Lembre-se que você come para viver e não vive para comer. Um Abraço e força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.